"Os olhos são as janelas para a alma" - Edgar Allan Poe

NOTÍCIAS - A CRIPTA DE POE
Companhia de Teatro (18 anos)

Companhia Nova de Teatro , que completa 18 anos em 2019, apresenta o universo fantástico e fantasmagórico de A Cripta de Poe em janeiro, com entrada gratuita , na Galeria Olido. Espetáculo multimídia celebra os 210 anos de Allan Poe, comemorado no dia 19 de janeiro.

As obras “O Espectro”, “O Corvo”, “O Retrato Oval”, “Berenice”, “Ligéia”, “William Wilson” e o “Coração Denunciador”, são a base da dramaturgia do espetáculo, concebido em formato de “palco-instalação”, aliado a intervenções videográficas e ressaltando elementos de suspense e fantasmagoria, onde as personagens/figuras criam jogos neuróticos e obsessivos.

O espetáculo tem a concepção cênica e dramatúrgica de Lenerson Polonini, carioca que vem construindo sua trajetória teatral em São Paulo. Aos 39 anos, o fundador da premiada Companhia Nova de Teatro tem seu trabalho reconhecido por encenações estilizadas, performáticas e com grande apelo visual, utilizando o vídeo como fonte de luz e reverberação inconsciente das personagens.

A Cripta de Poe estreou em dezembro de 2011 na capital paulista, cumprindo sua primeira temporada no Centro Cultural São Paulo, onde obteve excelente retorno de público e da mídia. Em 2012, no Rio de Janeiro, a Companhia Nova de Teatro criou uma versão especial, em formato site specific, desenhada exclusivamente para uma curta temporada no Castelinho do Flamengo. Nessa ocasião, toda a arquitetura do Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho – foi explorada de forma a contribuir para a representação do universo fantástico e fantasmagórico dos contos e personagens de Edgar Alan Poe. Na ocasião, todas as sessões tiveram seus ingressos esgotados, com grande demanda para que a temporada prosseguisse, o que não foi possível naquele momento, mas impulsionou a companhia a trazer novamente o espetáculo ao Rio.

Nesta nova versão, que teve estreia em 2015 na moderna Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, local de inquestionável relevância para a cidade e para a história do Rio de Janeiro, a estrutura do local, juntamente com as projeções e vídeo mapeados do espetáculo, buscam trazer a atmosfera exigida para o mundo fantástico e fantasmagórico de Edgar Allan Poe, acrescentando novas imagens e textos dramatúrgicos.

O projeto participou do Circuito Cultural Paulista da Secretaria de Estado da Cultura, circulando por 08 cidades do interior do estado, entre os meses de agosto e setembro de 2016, como parte das comemorações dos 15 anos da Companhia Nova de Teatro.

A essência de toda a prosa de Poe apoia-se no fantástico das exacerbações da natureza humana: alucinações, cuja lógica ultrapassa a da consciência habitual; mentes irrequietas e febris; personagens neuróticas; o duplo de cada homem. O espetáculo joga luz sobre as questões que assombram o homem contemporâneo, seus conflitos psicológicos, seus medos e fantasmas, o “desconhecido” da alma humana e seus reflexos no comportamento e nas relações interpessoais.

O fatalismo e o mergulho no desconhecido revelam uma vivência pessoal que fez de Poe um dos principais escritores malditos da literatura universal. A influência do autor estendeu-se à poesia simbolista, à ficção científica, ao romance policial moderno e psicológico, ao cinema e às artes. E também é percebida nos hábitos e costumes em diversas épocas, encontrando reverberações no comportamento de jovens pelo mundo todo; nos esti “dark los” e “emo”, por exemplo.

A primeira versão do espetáculo inspirado no poeta e escritor Edgar Alan Poe estreou em 2011, com a parceria da Cia. Teatro Del Contagio, grupo estabelecido em Milão.
A peça conta com a participação em vídeo do ator Paulo César Peréio, como o “Velho Poe”.

SINOPSE para roteiro: A Cripta de Poe é um espetáculo multimídia, inspirado livremente no universo do poeta e escritor Edgar Allan Poe. Com uma estrutura fragmentada, a peça faz um mergulho no desconhecido da alma humana, apresentando histórias sobre personagens neuróticas e os seus duplos.


POR QUE EDGAR ALLAN POE?
Edgar Allan Poe é considerado um dos precursores do conto moderno, mais ainda pouco conhecido no Brasil. Contudo, sua obra revela um vasto território fértil para diversos níveis de descobertas, capaz, também, de alimentar ricamente a cena teatral. Autor e obra reafirmam a sua atualidade e importância, revelando imensa capacidade de adaptação a novos contextos.
Por meio das fantasmagorias de Poe, reconhecemos o homem contemporâneo, seus questionamentos, alucinações, suas neuroses cotidianas, temas relacionados à saúde mental que ceifam o gesto funcional com que atuamos socialmente, além das questões ligadas à morte ou à proximidade dela.
Todos esses temas são matéria prima para a criação das imagens que compõem o videocenário da peça - uma cripta cênica.

SINOPSE DOS CONTOS

O Espectro
Havia sido um ano de terror. A peste arrebatara inúmeras vidas, e aqueles sete homens se encontravam reunidos, junto ao corpo de um amigo falecido, a rir e a beber. Mas nenhum terror no mundo teria sido suficiente para prepará-los para o que estavam prestes a ouvir, ao avistarem a presença daquele misterioso vulto negro.

O Retrato Oval
Em um castelo misterioso e abandonado, um estranho retrato oval captura a atenção de um invasor. Pendurado em um canto obscuro da sala em que o homem se encontrava, o sinistro retrato parecia possuir vida própria. Sob a luz de um candelabro, o invasor descobre a trágica história da bela dama retratada e do seu pintor.

Corvo
Em uma noite solitária e triste, uma visita inesperada surpreende e terrifica o anfitrião, que se encontrava perdido em seus devaneios. Enlutado pela morte de sua amada Lenora, escuta um leve bater em sua porta e assusta-se. Porém, ao abrir a porta, encontra somente trevas. Ao tentar a janela, um grande corvo entra pela fresta. O seu nome é “Nunca Mais”.

Berenice
Uma doença mórbida se apossa do corpo daquela a quem chamam Berenice. Ela, que sempre havia sido alegre, jovial e vivaz, agora é consumida lentamente por uma enfermidade que suga sua vitalidade. Seu primo e futuro marido, atormentado por suas próprias moléstias e loucura, tem delírios macabros e seu único e terrível desejo são os dentes.

Ligéia
Ligéia, dotada de uma indomável vontade de viver, é uma mulher pálida e frágil, de cabelos negros e olhos grandes cor de ébano. Após a sua morte, o viúvo casa-se com Lady Rowena, uma mulher de cabelos loiros e olhos azuis, que também vem a falecer. Então, espantosas e sucessivas mutações começam a ocorrer.

O Coração Denunciador
Um homem nega sua loucura e está decidido a provar ao leitor que é são. Para ele, o seu problema está unicamente no olho do seu amo. Sim, um olho com catarata de um velho que nunca lhe fizera mal. Decidido a fazer algo sobre isso, ele planeja com tranquilidade formas de alcançar seu intento. Preocupando apenas com os detalhes do plano perfeito que fará com que ele se livre do maldito olho de uma vez por todas, aos poucos ele mostra como é fina a linha que separa a sanidade da loucura.

SOBRE A COMPANHIA NOVA DE TEATRO
Fundada em 2001, pelo diretor Lenerson Polonini em parceria com a atriz e figurinista Carina Casuscelli, a companhia desenvolve um trabalho de pesquisa contínua a partir da performance, das artes do corpo e do universo das artes visuais, valorizando a experimentação não apenas de uma dramaturgia de autor, mas também das mais diversas escolas vanguardistas.

A Cia. Nova de Teatro é uma companhia aberta e a cada novo projeto convida atores, bailarinos e artistas de diversas áreas para colaborarem com suas produções. Atualmente, o grupo é formado por um núcleo de profissionais de diversas disciplinas artísticas e serve como plataforma de pesquisa de linguagens, propondo o diálogo entre teatro e outras artes e mídias.

O teatro multimídia desenvolvido pela Companhia Nova de Teatro procura explorar a tridimensionalidade do palco e a relação da arte com o espaço urbano. A representação performática privilegia o aspecto físico do ator na cena, onde estes não representam “papéis”, mas funcionam como ícones, imagens e veículos por meio dos quais o público recebe uma multiplicidade de eventos visuais e auditivos, como se estivesse dentro de uma caixa de estímulos sensoriais sincronizados.
Site:www.cianovadeteatro.com

FICHA TÉCNICA
A Cripta de Poe
Baseado livremente na obra de Edgar Allan Poe
Direção, dramaturgia e iluminação: Lenerson Polonini
Elenco: Afonso Henrique Soares, Carina Casuscelli, Rosa Freitas, Rafael Schmitt, Claudia Wer e Guil Silveira.
Participação especial em vídeo: Paulo César Peréio
Direção de Arte, figurinos e maquiagem: Carina Casuscelli
Música: Wilson Sukorski
Videocenário: Acauã Fonseca e Alexandre Ferraz.
Operação de som: Magnus Crow
Operação de luz: Verônica Castro.
Assistente de imagem: Henrique Oda
Realização: Companhia Nova de Teatro- 18 anos

SERVIÇO

Informações Gerais:
Apresentações: dias 18 e 19/01, às 20h; e 20/01/2019, às 19h.
Espaço: Galeria Olido - Sala Paissandú - 2º Andar (Av. São João, Nº 473, centro, São Paulo - SP).
Os ingressos serão entregues 1h antes do espetáculo.
Contato para informações: 11 2899-7370 - e-mail: comunicacao.olido@gmail.com
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos
Entrada: Gratuita
Contatos da produção:
021- 9 9491 6198
http://www.cianovadeteatro.com
http://www.flickr.com/photos/cianovadeteatro
http://www.facebook.com/cianovadeteatro